Em um país nem tão distante, com suas montanhas profundas, existe uma luta silenciosa e armada.
De um lado o governo, de outro a extrema direita(para militares), e a extrema esquerda tb.(FARCS)
Mas quem sofre de verdade são os civis, em sequestros que duram anos, distantes de suas famílias, em meio a uma floresta úmida, ou encarcerados, cercados por guerrilheiros.
Tudo isso é patrocinado pelo narcotráfico, em ambas facções.
Em meio aos arames farpados, existe a única forma de comunicação entre os sequestrados e seus familiares, um programa chamado Vozes do sequestro.
Indo ao ar todos os dias, para cerca de 735 sequestrados(segundo o Estado, 4.200 segundo o apresentador do programa, jornalista Herbin Hoyos Medina). Ele leva o consolo para os cativos, acalma-os e dá esperança.
A Idéia do programa surgiu quando Herbin Hoyos Medina foi sequestrado, lá ele viu um Senhor de 62 anos, acorrentado a uma arvore, que após descobrir que ele era uma jornalista perguntou, o por quê, dele nada hacer pelos sequestrados, com a outra mão livre ele trocava de estações buscando descobrir o que acontecia no mundo.
O apresentador diz que o programa é, de fato, um reality show por que mostra a realidade, a dor, e a gravidade dessa situação na Colombia.
#####################
"FOLHA - Por que os seqüestradores permitem que os reféns escutem seu programa de rádio?
HOYOS - O programa transmite fé, esperança, otimismo. É comum que seqüestrados entrem em um processo de ensimesmamento, em uma negação do que está vivendo, em um quadro depressivo profundo. Muitos não conseguem comer -como Ingrid Betancourt [ex-candidata à Presidência da Colômbia, seqüestrada há seis anos].
E um seqüestrado sem alento, enfraquecido, não consegue caminhar, quer que o matem, desafia os guerrilheiro. Isso constitui-se em um problema para a guerrilha, que precisa dos seus reféns para a chantagem política ou para a extorsão financeira. Um seqüestrado que escute a mãe dizendo-lhe pelo rádio "Filho, te amo muito, estou te esperando", ou a mulher informando "Meu amor, nosso filho está crescendo", esse seqüestrado quererá viver."
Retirado da Entrevista Cedida à Folha de São Paulo, veiculado nesse site
#####################
Nossos pulsos cerrados
nossos sonhos fechados
dominam nosso corpo,
e até nossa esperança é dosada
contada, para que não lhe custar
nem o refil de uma bala
Que droga, não da pra pensar que esse tipo de coisa chegue a esse ponto. Não posso parar de pensar que tem dedo norte americano nessas facções, afinal nada é dito ou feito contra eles...
ResponderExcluirDetalhe interessante é que a guerra entr e a extrema direita e a extrem esquerda acontece a tantos anos que eles já olham o povo como gado, não como "auilo pelo qual devemos lutar, como era no principio agora e sempre amém"...
foda neh... eu vi na tv, pela futura um documentário mto bacana msm.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom, Lorak
ResponderExcluireu não tenho nada contra 'pseudo-feministas' ou contra as feministas de verdade.. muito pelo contrário!
o q me surpreende muito são mulheres se pondo ao proprio preconceito e se vitimando.. dizendo q não tem oportunidades pq ha preconceito ou inventando fantasmas q ela acredita q exista..
acho q todos os fantasmas q poderiam existir as feministas alguns anos atras conseguiram extinguir algo como:o direito ao voto,o direito de poder trabalhar enfim..
mas o pior de tudo é ver elas se vitimando.. eu sou exemplo mesmo, sou menina jogo futebol esporte 'supostamente' feito só para meninos jah ouvi muito q aquele lugar não era meu,e nem por isso parei.. eu me sentir inferior ou superior..
ahh e todo mundo sabe as baboseiras q Clarice Lispector tinha q escrever pra jornais/revistas feministas da época!
vamos lutar ? vamos, mas por algo q realmente importa como a violencia doméstica da mulher.. enfim a vários 'monstros' verdadeiros a se tratar pq não são tratados ? de forma coerente e exata..
bom,essa é a minha opnião e obrigado pela visita ao blog!
quanto ao seu post de hoje..
demonstra apenas uma das barbaridades feitas por um 'bem maior' baseado no narcotráfico..
Olá, te adicionei no msn..
ResponderExcluiracho q fui imcompreendida em meus comentários. Mas na parte de Clarice (uma escritora na qual admiro muito) q eu disse q ela teve q escrever nos jornais/revistas 'baboseiras' pra ser manter no cargo de escritora escrever dicas amorosas ou receitas.. Imagine quantas 'Clarices' foram podadas por serem mulheres e estarem a frente do seu tempo e não poder escrever? Falei nesse sentido, não dela escrever bobagens! Bom, te adicionei no msn la.. Nem vc me entendeu nem eu te entendi..
Desculpe pelas palavras ríspidas, não sou tão radical o quanto pareço.. haha
meu msn> dani_riotgrrrl@hotmail.com
Sinto de todo coração não poder fazer mais do que juntar meu singelo murmúrio de repúdio à tão grande injustiça e barbárie!Não consigo conceber que um "ideal" possa ser levado a tais limites.
ResponderExcluir